Escolher sapatos saudáveis para os pés, que realmente apoiem a saúde deles a longo prazo, é uma das considerações mais importantes a se fazer quando for adquirir um novo calçado. Afinal, grande parte dos problemas nos pés e nos dedos são causados por calçados convencionais. 

Mas como você sabe quais sapatos podem te ajudar a alcançar a saúde ideal dos pés e quais causarão problemas? 

Neste post, separamos algumas dicas para te auxiliar nessa missão. Confira a seguir.

DICA 1: EVITE SAPATOS COM FALHAS DE DESIGN

Três principais características de design encontradas em calçados convencionais – incluindo sapatos e botas e muitas sandálias – podem te prejudicar ao longo do tempo: elevação do calcanhar, biqueira afunilada e solas rígidas e inflexíveis. 

Sapatos ou botas que possuem esses elementos de design representam a maioria dos calçados vendidos hoje. Entretanto, tente priorizar calçados com menos ou nenhuma elevação do calcanhar, biqueiras mais largas e solas mais flexíveis.

DICA 2: PRESTE ATENÇÃO À LARGURA E FORMATO DA BIQUEIRA DO CALÇADO

A largura da biqueira é talvez o elemento de design mais importante a ser considerado ao selecionar calçados. A biqueira de um sapato deve acomodar a abertura natural dos dedos e a postura natural dos pés.

Ou seja, deve ser largo o suficiente para permitir que os dedos estejam alinhados com o osso metatarsal correspondente.

Além da largura da biqueira, seu formato também precisa ser considerado.

Nenhuma parte da biqueira de um sapato deve entrar em contato ou invadir qualquer um de seus dedos, incluindo, especialmente, seu primeiro e quinto dedos, os mais vulneráveis aos efeitos deformantes da biqueira afilada.

DICA 3: ENTENDA A ANATOMIA NATURAL DO PÉ

Cuidar de seus pés envolve selecionar calçados que tenham a forma de um pé humano; isto é, com a parte mais larga do sapato na ponta dos dedos, não na ponta do pé.

Seus pés são naturalmente fortes e resilientes e, na maioria dos casos, não exigem suporte de arco, controle de pronação ou qualquer outro recurso que os fabricantes de calçados divulgam há anos. 

Estudo com populações que andam descalças ou que usam calçados minimalistas demonstram que esses povos sofrem apenas uma fração dos problemas nos pés e nas extremidades inferiores que afligem as populações que usam sapatos.

Andar um pouco descalço também pode fazer bem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *